terça-feira, 3 de maio de 2016

Parque municipal: croqui e representatividade


   A busca desenfreada do homem pela perfeita representatividade nos deixou com a nova ferramenta "Google Street View" que simula, em todas as direções, a visão de um espectador que anda por determinada rua. Desse modo, observamos como era a visita ao Parque Municipal de nossas próprias casas, além de acompanhar a mudança das ruas aos arredores do Parque através do tempo, para depois comparar com a real estadia no lugar.
   Ainda que seja bem realista, pela imagem do computador nós podemos apenas ter a noção de como é determinado local, o que é diferente de se sentir ocupando aquele espaço. No Street View, apesar de conseguirmos visualizar com vários ângulos, estes não são afetados por minha altura, ou pelo movimento do meu corpo, o balançar dos meus passos, como ocorre quando realmente estou lá.

   Portanto, essa ferramenta representa o visual local com perfeição, sem a influência do observador, dando uma visão mais crua e técnica do lugar, servindo como uma ótima maneira de se criticar e analisar uma paisagem de modo racional, mas ela nao capta a essência e influência do que é "estar lá" pois isso vai além da razão, essa visão é, também, emocional.


Croqui do Viaduto Santa Teresa que está nos arredores do Parque Municipal, e que teve a passagem de baixo fechada com o passar dos anos segundo o histórico do Google Street View

Nenhum comentário:

Postar um comentário