quarta-feira, 18 de maio de 2016

Apropriação do espaço

  A apropriação do espaço, principalmente o urbano, pode acontecer por diversas formas e acaba por modificar o espaço por utilizá-lo de uma maneira inovadora. Aqui segue 5 modos de apropriação:

   Parkour



   O termo Parkour veio da expressão "parcours" que significa percurso em francês e se refere a um treino de transposição de obstáculos do seu ambiente e também uma busca pela autonomia e controle do corpo e mente sobre os desafios do cotidiano. Nessa prática os "traceurs" e "traceuses" adquirem uma nova visão, interagindo e reaproveitando, do ambiente ao seu redor, identificam, então, novos desafios e encontram a coragem de superar não apenas esses desafios dos locais como do próprio corpo. É uma forma de apropriação do espaço pois apresenta uma nova utilização para o mesmo: de desafios a serem arrebatados.


   Deriva




   A Deriva é uma prática em que o sujeito ignora rodos os preconceitos com o espaço e qualque informação que saiba sobre ele e sai andando, virando curvas aleatoriamente e anotando toda a experiência. É uma forma de apropriação por promover uma intensa relação pessoa-ambiente e um conhecimento de forma inovadora.


  Flaneur


  
A Flaneur consiste em "vadiar" pelas ruas de uma cidade a fim de conhecê-las, segundo Boudelaurie. Isto seria passear pelo espaço sem um rumo específico, apenas observando os aspectos visuais, históricos, sonoros e todas as percepções que podem ser feitas da cidade.

   Rolezinhos


   Os rolezinhos são uma forma de apropriação que muito trouxe polêmica nos últimos anos. Consiste em um encontro programado de centenas de pessoas em locais públicos, como parques, praças, shoppings, entre outros. Na maioria, esses "rolês" são determinados nas redes sociais e feitos por jovens de classes mais baixas, a apropriação por esses grupos em shoppings ou locais considerados mais "elites" tem provocado intensas discussões sobre o assunto.

  Flash Mob


   O Flash Mob consiste em um grupo de pessoas que "param" um determinado local para realizar uma atividade programada, como uma apresentação de dança em um local público movimentado, ou de música em uma praça, desde que surpreenda os não envolvidos do espaço. Assim, há uma nova apropriação inesperada de um lugar em que não se era esperado esse tipo de espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário